quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Como aumentar sua produtividade na leitura?

 O brasileiro lê muito pouco. Enquanto a Espanha lê em média 10,4 livros anualmente, pesquisas apontam que o brasileiro lê apenas 4,96 livros por ano. Desse total, apenas 2,43 são terminados. O Brasil está entre os piores colocados no ranking mundial de leitura e interpretação de texto.

E para aquelas pessoas que não leram sequer um único livro, quais teriam sido as desculpas? A pesquisa apontou as principais razões para a falta de leitura:

Falta de tempo (32%); Não gosta de ler (28%); Não tem paciência para ler (13%); Prefere outras atividades (10%); Dificuldades para ler (9%); Sente-se muito cansado para ler (4%); etc.

Pelo que foi levantado, podemos claramente perceber que o brasileiro que não lê, ainda não se conscientizou dos enormes benefícios que a leitura traz para a vida pessoal e profissional. E podemos concluir também que grande parte dos não leitores ainda se apega a alguns mitos com relação a leitura, ou não criaram uma estratégia simples de como podem aproveitar melhor seu tempo para incluir leituras importantes e prazerosas na sua rotina.  Para ajudar tanto aqueles que leem mas não conseguem terminar os livros começados, como para auxiliar os que não leem, escolhemos dez dicas para mudar a forma como você encara a leitura.
1 – Leia sempre que estiver descansado e relaxado
Quando você chega na academia, há sempre um aquecimento e um alongamento. Quando você vai a um evento, você se arruma. Quando vai apresentar um projeto, você respira e revê mentalmente seu plano. Você irá encarar a leitura da mesma forma, como se fosse algo importante, como se fosse um evento, porém, sem o estresse de ter que atingir algum resultado que não seja a sua própria satisfação. O momento em que você estiver se sentindo mais relaxado, alegre, disposto e descansado é o momento ideal para começar seu livro.

2 – Marque um compromisso com o livro
Agende este compromisso de forma séria, ao mesmo tempo de forma descontraída, como se fosse encontrar um amigo. Sente-se confortavelmente, conheça o livro, pegue na mão, folheie, veja a capa, sinta o perfume, e saiba que você terá boas conversas com ele. Certifique-se de estar de bem consigo, relaxado e descansado e comece a ler. O importante dessa vez é ler por pouco tempo antes que se sinta cansado ou entediado. Pare na melhor parte, para ter interesse em ler novamente. (Ah, é melhor não deitar para ler!)

3 – Não leia por obrigação
Na escola, somos obrigados a ler livros porque eles serão “importantes” para o vestibular. Dessa forma, acabamos por criar o hábito de ler por obrigação ou dever. Ler é importante sim, mas não é para ser chato, é para fazer parte do seu crescimento como pessoa. Se você lê porque alguém falou que você deve ou porque é um livro obrigatório para sua carreira, então é melhor encarar isso como parte do seu trabalho e não como leitura, porque o que está em questão é começar o hábito de gostar de ler. Você não está mais lendo para o trabalho, você está trabalhando. Assim você muda a atitude como encara a emoção de ler.

4 – Se perdeu a atenção, pare!

O gostar deve vir de dentro de você. Só assim você começará a ler porque gosta e não por obrigação. Por isso, se durante a leitura você perde a atenção significa que: ou você não está entendendo ou não está gostando. Para ambas as coisas, a dica é: respirar, lavar o rosto, recomeçar. Se não resolver, pare e faça isso em outro dia que estiver mais alegre e disposto. A atenção vai aos poucos sendo treinada, não desista logo. É normal para quem não tem o hábito, perder-se nas primeiras linhas. Por isso persista um pouco mais até que sua atenção dure um capítulo inteiro.

5 – Não é necessário ler seguindo uma ordem
Um dos maiores mitos da leitura é que você tem que ler do começo ao fim seguindo a ordem natural dos capítulos. Mas, não é bem assim. Você pode ler uma parte qualquer, depois outra, ler o final do livro, ler de duas em duas páginas, enfim não importa, o que realmente é importante é terminar o livro, no seu ritmo e da forma como você quiser.
6 – Organize seu tempo para ler. Reserve um horário calmo
O ser humano não vive sem hábitos. Todos fazem querendo ou não uma rotina, e dentro dessa rotina que muitas vezes acaba se tornando inconsciente para a pessoa, são incluídas uma série de atividades que nem sempre são úteis. Por que não procurar entender melhor como você está organizando ou desorganizando seu tempo para incluir um horário certo para suas leituras? Com a prática consciente de ler nesses horários, bastará ao menos os primeiros dias para que a prática se torne um hábito e a partir daí ficará mais fácil a mente se acostumar com esses momentos. Quando você observar terá lido vários livros ao ano.

7 – Aproveite todo e qualquer momento
Depois de adquirido o hábito de ler, de forma prazerosa e sem ser uma obrigação, você notará que a suposta falta de tempo era de fato uma grande desculpa. Porque agora em todo o momento de ociosidade você aproveita para antecipar ou continuar a leitura. Seja no metro, no fretado, no avião ou até mesmo ouvindo seu livro no carro em um áudio book, suas leituras não vão parar. E hoje, com a tecnologia, você pode baixar vários livros e mantê-los na “palma de sua mão”. O fator espaço e dinheiro também podem ser resolvidos, pois há versões online e gratuitas de milhares de livros dos mais variados assuntos e dos mais renomados autores.

8 – Priorize leituras que sejam de seu agrado
Seja no trabalho, seja nos cursos, faculdade ou nas áreas de seu interesse, sempre haverá uma quantidade enorme de livros para ler. Por essa razão é importante priorizar a sua leitura. Essa questão é muito particular e cada um irá priorizar da maneira que achar mais conveniente. Se é necessário ler primeiro os da faculdade por causa das provas então coloque-os na frente. Contudo, uma das melhores estratégias para que se insira definitivamente o hábito de ler, é escolher os livros certos para você, o que significa que devem ser aqueles que você mais gosta, com os assuntos mais pertinentes as suas maiores paixões. Não importa o que seja, se você for apaixonado por xadrez ou pôquer, priorize-os, com isso seu nível de leitura aumentará e assim estará preparado para encarar qualquer livro que precise.
9 – Você pode ler mais do que um livro por vez
Devemos combater outro mito da leitura, que diz que não podemos ler mais do que um livro por vez. Na verdade, você pode sim e deve, porque assim a mente descansa de um livro para o outro e você acaba por aumentar sua compreensão e visão de mundo. Muitas vezes encontra coisas interessantes em um livro que complementam o entendimento de outro. ariar também ajuda a não perder o ritmo de leitura, porque se um livro, por alguma razão, se torna “chato” você pode abrir o outro e recomeçar a leitura de onde parou.

10 – Marque em um quadro o livro lido e em quanto tempo terminou
Essa dica é muito usada para incentivar jovens que não gostam de ler. Começamos escolhendo livros do interesse dos jovens, depois os estimulamos a terminarem os livros e no final anotam em um quadro o livro lido e quanto tempo demoraram. Não é competição, isso é um quadro particular. O jovem, ao ver quantos livros leu, se desafia a ler mais para preencher o quadro e ter aquela sensação de que leu bastante. Também é valido dar a eles livros pequenos, pois o que importa é que ao verem o quadro se sintam orgulhosos de terem lido tantos livros. Com a autoestima mais alta acabam por sempre ler livros maiores e mais desafiadores.

Fonte: http://maistempo.com.br/como-aumentar-sua-produtividade-na-leitura/

Nenhum comentário:

Postar um comentário