sábado, 24 de novembro de 2018
São Luís recebe novo aplicativo de mobilidade urbana
sexta-feira, 23 de novembro de 2018
Criatividade: motoristas de aplicativo mostram que o brasileiro precisa ser estudado pela Nasa
A criatividade pode mudar o mundo. Por isso, ganhou um dia para ser celebrada no Brasil: 17 de novembro. Fundamental na resolução de problemas e proposição de soluções, a criatividade não é apenas um dom, mas também pode ser praticada e treinada por todos, nos lugares mais simples.
E o brasileiro é considerado um dos povos mais criativos do mundo. Veja como exemplo como esses motoristas de aplicativo usaram recursos para ganharem os clientes e se destacarem em um mercado competitivo:
1. O motorista predileto da night carioca
Maico Vander resolveu fazer a primeira adaptação em seu carro para facilitar a vida dos passageiros, principalmente os idosos. Ao perceber que muitos deles demoravam para encontrar carteira, chaves de casa e outros objetos antes de desembarcar à noite, o motorista planejou com o sobrinho a instalação de uma coluna de luzes de led para clarear o banco traseiro em momentos de embarque e desembarque.
O projeto então foi aperfeiçoado, possibilitando que as luzes ganhassem cores para as viagens com os mais animados, com direito a som bombando e muita simpatia. Depois de muitas noites de trabalho na madrugada, levando e buscando o pessoal em todos os tipos de festas, Maico Vander recebeu uma enxurrada de elogios na Uber e se tornou um dos motoristas mais bem avaliados da plataforma no Rio de Janeiro: “Sou o motorista número 1 do Rio”, brinca.
2. Relâmpago Marquinhos
Após os rumores sobre a regulamentação municipal de São Paulo, Fábio Dantas resolveu ir atrás de um carro que pudesse continuar trabalhando como motorista de aplicativo de mobilidade. Ele optou em pegar um carro vermelho, mas já com a ideia de transformar o veículo em uma grande surpresa para o filho.
Com o aniversário de 8 anos do pequeno se aproximando, o driver, que trabalha também com comunicação visual, desenvolveu e mandou adesivar o carro com as imagens do “Relâmpago Mcqueen”, o personagem principal da franquia de filmes de animação gráfica Carros. O pai, entrou na festa temática com o filho dentro do carro e virou o herói das crianças.
Agora, além da criançada, ele também é festejado pelos passageiros de Uber pelas ruas e foi apelidado como Relâmpago Marquinhos, um famoso meme brasileiro sobre o desenho animado.
3. Karaokê no Uber
Depois de se divertir em uma festa de réveillon com um karaokê, Neyton teve a ideia de usar o passatempo como um atrativo no seu trabalho. Motorista de aplicativo, ele adaptou o seu carro para entreter as pessoas durante as viagens pelas ruas de Salvador.
O sucesso foi tão imediato que rendeu até a conta no Instagram @cantenouber, com vídeos de passageiros que se arriscaram no “show de calouros” e adoraram a novidade. Além do karaokê, o carro é equipado com luzes e efeitos que animam ainda mais a festa!
4. DJ de festas, casamentos e viagem para casa
O DJ Panda, que anima festas de aniversário e casamento em Recife, concilia suas apresentações com o trabalho de motorista usando a plataforma da Uber.
Para animar os passageiros durante as viagens e fazer “propaganda” dos seus serviços como DJ, ele preparou uma iluminação especial no carro, embalada por uma trilha sonora especial de suas apresentações e oferece até pacotes especiais do DJ Panda para os passageiros.
5. Carro e decoração
Quem visita ou anda de Uber pelas ruas de Recife tem uma atração turística à parte no carro do Roberto. Ele faz festas temáticas para entreter os passageiros, que sempre estão conectadas com a época do ano.
Em junho, por exemplo, uma genuína festa de São João surpreendeu a todos pelos detalhes, minuciosamente pensados para o interior do carro, incluindo trilha sonora típica da região.
6. CafeterUber
O motorista Henrique, de Mogi Guaçu, no interior de São Paulo, encontrou uma maneira de manter os passageiros bem acordados durante as viagens de Uber. Ele instalou uma máquina de café expresso dentro do carro como um diferencial para os seus passageiros.
Sobre a Uber
A Uber está transformando a forma como as pessoas pensam e experimentam a mobilidade urbana. Há pouco tempo, a empresa era apenas um aplicativo para pedir carros de luxo em algumas cidades.
Hoje, ela é parte da vida de mais de 600 cidades ao redor do mundo. Seja para uma viagem ou para pedir um sanduíche, a Uber usa a tecnologia para dar às pessoas o que elas desejam, quando e onde elas desejam. Para quem dirige por meio da plataforma, a Uber representa uma forma nova e flexível de gerar renda.
A empresa ajuda a fortalecer a economia local e a aprimorar a mobilidade urbana. E isso é só o começo. A Uber está repensando a forma como as pessoas e coisas vão se mover de um lugar para o outro, com projetos de carros autônomos e a primeira rede de aviação elétrica urbana do mundo: o UberAIR.
Fonte: https://mobilidadesampa.com.br
Fonte: https://mobilidadesampa.com.br
sexta-feira, 16 de novembro de 2018
domingo, 4 de novembro de 2018
quinta-feira, 6 de setembro de 2018
Suspeito de ataque foi filiado ao PSOL e fazia posts contra Bolsonaro
sábado, 11 de agosto de 2018
Bolsonaro ficou frouxo diante do Daciolo?
Ao ouvir o ultra-mega-radicalismo-messianismo do Cabo Daciolo, cheguei à conclusão de que o Bolsonaro ficou frouxo e pode ser que tenha virado mais um desses perigosos esquerdistas, demônios Gramscistas infiltrados pelo Foro de São Paulo, prontos para dominar o Brasil e mundo através da insidiosa ideologia de gênero, da ditadura gayzista e da imposição do políticamente correto. Penso que Daciolo deve ser erguido à condição de novo arauto da decência e do patriotismo no Brasil.
Ou será que o Daciolo também é um esquerdopata disfarçado? É preciso tomar cuidado. Esses militantes do poderosíssimo, influentíssimo e onipresente Foro de São Paulo usam de tudo para nos confundir e criar o caos! Os comunistas estão por todos os cantos, talvez até dentro das nossas casas, no Vaticano, no comando do Facebook, na Casa Branca e até no Pentágono e na TV Globo ( lá são todos uns comunistas, do Alexandre Garcia ao Merval Pereira, passando pelo Ricardo Amorim e pela família Marinho!) A América Latina está à beira do abismo vermelho e a qualquer momento pode virar uma grande Venezuela, com clones do Maduro e socialismos bolivarianos espalhados por todos os lados. Está tudo planejado pelo "Plano Ursal"...
Na fase final, os discos voadores vão chegar e assumir o controle...
(kkkk...)
sábado, 21 de julho de 2018
Morre o juiz Elder Lisboa
O juiz e professor paraense Elder Lisboa Ferreira da Costa morreu nesta sexta-feira (20), em São Paulo, onde estava em tratamento de câncer. Em nota, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Pará, manifestou condolências e votos de solidariedade aos familiares e amigos do magistrado.
O magistrado Elder Lisboa, 52 anos, que se formou em Direito em 1988, na Universidade Federal do Pará (UFPA), e ingressou no Judiciário em setembro de 1993, tinha vasta experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Penal e Direitos humanos. Era membro do Centro de Estudos da Mulher com Sede em Salamanca (Espanha) na qualidade de Investigador. Nesta universidade, fez pós-doutorado, enquanto que pela Universidade de Lisboa (Portugal), fez PHD em Ciências Jurídico Internacionais e Europeias. Era professor em ambas universidades.
Em Belém, era professor adjunto da Universidade Estácio (FAP), da Esamaz e da Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Pará (TRE). Também era membro do Grupo de Pesquisa Trabalho Escravo Contemporâneo e questões correlatas da cidade do Rio de Janeiro e foi um dos Relatores em Turim-Itália no Programa das Nações Unidas sobre o sistema carcerário, no Brasil e Itália, além de membro da Comissão de Direitos Humanos do TJPA.
Elder Lisboa também foi promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Pará (1991 a 1993). Foi autor de 15 livros, o último foi lançado no último dia 13 de junho: Escravidão no trabalho: Os pilares da OIT e o discurso Internacional. No último dia 17 de maio de 2018, havia se tornado membro da Academia Paraense de Letras, onde ocupou a cadeira número 12, que pertenceu a escritora Helena Tocantins e cujo patrono é o bispo D. Macedo Costa.
sábado, 7 de julho de 2018
sexta-feira, 6 de julho de 2018
Aplicativo de transporte garante ganhos a passageiros e motoristas
IDEIA REVOLUCIONÁRIA DA 4MOVE MOVIMENTA USUÁRIOS EM MARKETING MULTINÍVEL
Para se cadastrar no Aplicativo de Transporte e usufruir dos benefícios da empresa, clique em:
http://bit.ly/4movebelem
quarta-feira, 4 de julho de 2018
4move: ideia inovadora revoluciona transporte com aplicativo
domingo, 1 de julho de 2018
Aplicativo de transporte oferece ganhos ao passageiro e ao motorista
IDEIA REVOLUCIONÁRIA DA 4MOVE MOVIMENTA USUÁRIOS EM MARKETING MULTINÍVEL
Para se cadastrar no Aplicativo de Transporte e usufruir dos benefícios da empresa, clique em:
http://bit.ly/4movebelem
segunda-feira, 25 de junho de 2018
Suspenso julgamento sobre aplicação de aposentadoria especial para guardas municipais
Na sessão de quinta-feira (21), o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu o julgamento de agravo regimental no Mandado de Injunção (MI) 6898, em que se busca estender às guardas municipais a aplicação da Lei Complementar 51/1985, que dispõe sobre a aposentadoria do servidor público policial. A votação da matéria terá continuidade com o voto-vista a ser proferido pelo ministro Luiz Fux. O mandado de injunção é instrumento processual que visa suprir a omissão do Poder Público em garantir um direito constitucional.
Na sessão da manhã de ontem (20), por maioria de votos, os ministros julgaram os agravos regimentais nos Mandados de Injunção (MIs) 6770, 6773, 6780, 6874 e 6515 no sentido contrário à aplicação da aposentadoria especial. No caso do agravo regimental no MI 6898, o julgamento não havia sido concluído em virtude de pedido de vista do ministro Marco Aurélio. Na ocasião, os ministros Edson Fachin, Rosa Weber e Dias Toffoli e a presidente do Supremo, ministra Cármen Lúcia, acompanharam o relator, ministro Roberto Barroso, para afastar aplicação de aposentadoria especial para guardas municipais. Segundo os ministros, o legislador não contemplou as guardas municipais com o direito previsto no artigo 40, parágrafo 4º, inciso II, da Constituição Federal.
A divergência foi aberta pelo ministro Alexandre de Moraes e acompanhada pelo ministro Lewandowski. Os ministros entendem que, em razão da omissão legislativa sobre o direito à aposentadoria especial em relação às guardas municipais, cabe ao Poder Público apreciar o pedido de aposentadoria especial, aplicando, no que couber, a Lei Complementar 51/1985. Hoje, aderiram a esse entendimento os ministros Marco Aurélio e Celso de Mello.
O ministro Marco Aurélio, ao proferir seu voto-vista, relembrou que, no julgamento do Recurso Extraordinário (RE) 846854, sob a sistemática da repercussão geral, o Supremo entendeu que as guardas civis municipais integram “o grande todo que é a segurança pública”. Explicou ainda que, após aquele julgamento, sobreveio lei dispondo que o sistema de segurança pública é integrado também pelas guardas municipais. “Daí não podermos afastar uma atividade de risco quanto aqueles que integram essas guardas e, portanto, o direito à aposentadoria especial, tomando-se de empréstimo a disciplina da Lei Complementar 51/1985”, concluiu o relator, votando pela procedência do agravo.
Segundo o decano do STF, ministro Celso de Mello, é inequívoco que os guardas municipais desempenham funções de periculosidade, cabendo a eles as mesmas regras da aposentadoria do servidor público policial.
domingo, 24 de junho de 2018
terça-feira, 19 de junho de 2018
sexta-feira, 15 de junho de 2018
terça-feira, 12 de junho de 2018
Não fique triste
sábado, 9 de junho de 2018
Aproximação de policiais é estratégia de churrascaria
Com o "banner" dando as boas vindas a policiais, oferecendo café, água e até internet, a churrascaria acolhe os agentes de Segurança Pública que atuam no bairro.
A Boi Novo fica na Avenida Lomas Valentinas com a Avenida Rômulo Maiorana.
Policiais, vamulá!
Churrascaria Boi Novo, prepare o café!
sexta-feira, 8 de junho de 2018
quinta-feira, 7 de junho de 2018
“Se há cortes na assistência social há possibilidade de aumento na violência”
quarta-feira, 6 de junho de 2018
Noite de jazz com Cacau Novais
Um ambiente repleto de jazz, blues e soul e com bebidas e comidas pra aguçar o paladar. Vai ser na Cervejaria Oficial Umarizal (Av. Antônio Barreto, 1176). Pra adquirir os ingressos antecipados com preços promocionais, clique no link: https://www.sympla.com.br/jazz-oficial---cacau-novais-e-trio__297163
segunda-feira, 4 de junho de 2018
Bial entrevista Dona Onete e Gaby Amarantos, hoje à noite, na Globo
sábado, 2 de junho de 2018
quinta-feira, 31 de maio de 2018
quarta-feira, 30 de maio de 2018
TST declara greve dos petroleiros ilegal e impõe multa diária
Categoria convocou paralisação para esta quarta nas refinarias da Petrobras de todo o país; multa é de 500 mil reais em caso de descumprimento.
Por Estadão
A Advocacia-Geral da União (AGU) informou que o Tribunal Superior do Trabalho (TST)considerou ilegal a greve dos petroleiros, marcada para esta quarta-feira. O tribunal estipulou multa diária de 500 mil reais, em caso de descumprimento.
Para o governo, a paralisação dos petroleiros, neste momento, tem “natureza político-ideológica”. Na ação, para justificar que a greve é política, a AGU e a Petrobras informam que os petroleiros pedem, por exemplo, a demissão do presidente da empresa, Pedro Parente.
Para a advogada-geral da União, ministra Grace Mendonça, “a sociedade brasileira não pode ser penalizada com a ausência de serviços essenciais por causa de uma greve que não respeita as exigências legais”.
quarta-feira, 23 de maio de 2018
Uma da CASERNA FORA DO SÉRIO: REFORMA NA PM DA BAHIA
NÃO MUDE A SUA NATUREZA POR CAUSA DA ATITUDE DOS OUTROS
Um homem viu quando uma cobra estava morrendo queimada e decidiu tirá-la do fogo, mas quando o fez, a cobra o picou. Pela reação de dor, o homem o soltou e o animal caiu de novo no fogo e estava se queimando de novo. O homem tentou tirá-la novamente e novamente a cobra o picou. Alguém que estava observando se aproximou do homem e lhe disse:
- Desculpe, mas você é teimoso! Não entende que todas as vezes que tentar tirá-la do fogo vai pica-lo?
O homem respondeu:
- a natureza da cobra é picar, e isto não vai mudar a minha, que é ajudar.
Então, com a ajuda de um pedaço de ferro, o homem tirou a cobra do fogo e salvou sua vida.
Não mude sua natureza se alguém te faz algum mal, não perca sua essência; apenas tome precauções.
Alguns perseguem a felicidade, outros a criam.
Preocupe-se mais com sua consciência do que com sua reputação. Porque a tua consciência é o que você é, e sua reputação é o que os outros pensam de ti.
E o que os outros pensam, não é o teu problema... é problema deles!
terça-feira, 22 de maio de 2018
Confira o CALENDÁRIO DE PAGAMENTO do funcionalismo estadual
CRONOGRAMA DE PAGAMENTO
MAIO/2018
Dia 25 (sexta-feira) - Inativos militares e pensionistas, inativos civis e pensões especiais/Sead.
Dia 28 (segunda-feira) - Auditoria Geral, Casa Civil, Casa Militar, Defensoria Pública, Gabinete da Vice-governadoria, Procuradoria Geral, Seel, Sedeme, Sejudh, Sedop, Sespa, Seaster, Setran, Secom, Setur, NGTM, NEPMV, NGPR, NAC.
Dia 29 (terça-feira) - Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Militar, Segup, Adepará, Arcon, Asipag, Codec, Ceasa, Cohab, CPC Renato Chaves, Detran, EGPA, Emater, FCG, FCP, Fasepa, Funtelpa, Fapespa, Hospital de Clínicas, Hospital Ophir Loyola, Hemopa, Imetropará, Iasep, Igeprev, IOE, Iterpa, Jucepa, Prodepa, Santa Casa, Susipe, Uepa, Ideflor-Bio, CPH e Fundação Pro Paz;
Dia 30 (quarta-feira) – Seduc.
sábado, 19 de maio de 2018
CONHEÇA AS 5 FERRAMENTAS DO IMPORTADOR INTELIGENTE
Para adquirir o E-book das CINCO FERRAMENTAS DO IMPORTADOR INTELIGENTE
clique em http://bit.ly/import-intelig
terça-feira, 15 de maio de 2018
segunda-feira, 14 de maio de 2018
sexta-feira, 11 de maio de 2018
MÃE DESNECESSÁRIA
Dalai Lama
quarta-feira, 18 de abril de 2018
domingo, 15 de abril de 2018
quarta-feira, 4 de abril de 2018
sábado, 31 de março de 2018
Polícia impedirá som alto e instalação de barracas no estacionamento do Mangueirão
A entrada de ambulantes será feita exclusivamente pelo portão próximo ao acesso B2, para aqueles ambulantes que ficam no lado do Paysandu e para aqueles que ficam no lado do Remo, o acesso será pela rodovia Augusto Montenegro, na Alameda que fica ao lado do Ginásio Guilherme Paraense (Mangueirinho).
Próximo a esses acessos ficarão localizadas as áreas delimitadas exclusivamente para atuação dos ambulantes.
Vendedores ambulantes poderão montar seus equipamentos exclusivamente nessas áreas delimitadas.
Não será permitida a montagem de nenhum equipamento sonoro, seja som automotivo, aparelhagem sonora em caminhões, vans ou qualquer outro equipamento similar no estacionamento do estádio.
Não será permitida a montagem de nenhuma espécie de barracas, tendas ou similares, na área do estacionamento, salvo as estruturas dos ambulantes, que serão acomodados nas áreas delimitadas.
A área de estacionamento será destinada exclusivamente para a finalidade a que se destina, salvo os espaços que serão reservados para a acomodação dos ambulantes.
A partir do próximo jogo (8∕04), apenas vendedores ambulantes legalizados poderão atuar no local.
Às 20h, impreterivelmente, todas as atividades na área do estacionamento serão encerradas. Inclusive a retirada de todos os ambulantes.
A Segup esclarece que as ações implementadas são coordenadas por um grupo de trabalho criado pela SEGUP, exclusivamente para essa finalidade, envolvendo membros do, TJ-PA, MPE, PM, PC, CBM, GMB, DETRAN, SEEL, SECON, SEMOB e Ordem Pública do Município de Belém.
Fonte: Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social - SEGUP/PA.
sexta-feira, 30 de março de 2018
domingo, 11 de março de 2018
Polícia garante Re-Pa com segurança
A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SEGUP-PA) esclarece que não são verdadeiras as "informações" que circulam hoje nas redes sociais de que haveriam, ontem a noite ou hoje pela manhã, novas ocorrências envolvendo torcedores de clubes de Belém.
O sistema de segurança pública trabalha neste domingo com um grande efetivo para garantir a tranquilidade das pessoas que estarão prestigiando seus times no clássico Remo e Paysandu, e a disseminação de notícias falsas em nada contribui para garantir a paz que desejamos entre as torcidas e entre as pessoas que amam o futebol paraense.
Reforço no policiamento: Mais de 800 militares trabalharão para garantir a segurança no clássico entre Remo e Paysandu, deste domingo, 11, no Mangueirão. Somente na área interna, serão 540 policiais.
A operação será coordenada pelo Departamento Geral de Operações da PM e monitorada pelo Comandante Geral, coronel Hilton Benigno, juntamente com oficiais da Corporação. A área externa do estádio e as principais vias de acesso ao local do jogo terão o policiamento reforçado. Assim como toda a capital e região metropolitana, que contará com rondas ostensivas motorizadas e a pé para inibir a ação de criminosos.
As torcidas organizadas terão o acompanhamento de guarnições do Comando de Missões Especias desde a concentração, durante todo o percurso, até a chegada ao estádio.
O Graesp fará o patrulhamento aéreo.
A Segup conta com a ajuda da população para denunciar práticas delituosas através do 190 e 181.
Ascom Segup e PMPA
Polícia Militar esclarece ocorrência na delegacia em Santarém
A Polícia Militar do Pará em dever à transparência em suas atividades e com base nos princípios da administração pública esclarece que:
Na manhã de ontem, 9, uma guarnição do Grupamento Tático Operacional (GTO) efetuou a prisão, em flagrante, de Janderson Azevedo de Aguiar e Walafy Guilherme Bahia pela prática de crime de roubo. Eles foram acusados de roubar celulares de duas mulheres na avenida Altamira. Contra eles, pesa ainda o roubo de uma motocicleta, já adulterada. O veículo vinha sendo utilizado em assaltos e se encontrava em uma borracharia, no bairro Uruará, após o assalto praticado nesta sexta-feira. Com Janderson e Walafy foram encontrados ainda mais dois celulares – produtos de outros assaltos. A dupla criminosa é acusada de vários crimes, já reconhecido pela comunidade.
No momento da apresentação na 16ª Seccional de Polícia Civil, Cleber Rafael Costa Machado, suposto advogado, sem apresentar identidade funcional, desacatou os militares no momento em que tentava liberar os acusados junto à autoridade policial. Além de obstruir o trabalho policial, Cleber Rafael empurrou e deu um tapa no braço de um integrante do GTO, além de colocar o braço no peito do militar, acabou por rasgar um dos coletes na tentativa de obstruir a apresentação dos acusados.
Na manhã de hoje, 10, a Polícia Militar registrou boletim de ocorrência contra o suposto advogado Cleber Rafael Costa Machado, para as providências necessárias. Da mesma forma, a PM já adotou medidas para esclarecer as circunstâncias da atuação de representantes da Ordem dos Advogados do Pará, subseção Santarém, registradas na manhã de ontem na 16ª Seccional de Polícia Civil, que também obstruíram a atuação da equipe do Grupamento Tático Operacional.
Nesse episódio, assim como em outras oportunidades, os integrantes do GTO da PM nada mais faziam do que cumprir com o papel constitucional dos quais são responsáveis, sempre norteados pela prevenção da violência, combate da criminalidade e proteção de todo cidadão, independentemente de qualquer interesse classista.
Polícia Militar do Pará
sábado, 10 de março de 2018
Propostas para a segurança pública do Rio de Janeiro
LUIZ EDUARDO SOARES*
O ano começa, no Rio de Janeiro, reproduzindo a história trágica das últimas décadas, em matéria de (in)segurança pública. Sendo o bem superior, a vida deve ser a referência central para diagnósticos e redirecionamentos. Por isso, o homicídio doloso, que atinge sobretudo os jovens negros e os jovens pobres, constitui o maior desafio. Preveni-lo tem de ser a grande prioridade. É necessário também assinalar que dois pontos centrais escapam à autoridade estadual: o modelo policial, definido no artigo 144 da Constituição, e a política criminal, especialmente a que se traduz em nossa irracional e destrutiva lei de drogas. Consequentemente, há limites para o que se pode fazer no âmbito do Estado, o que é dramático, na medida em que nossas polícias e a lei de drogas são partes essenciais do problema. Ocorre aqui o que se passa em todo o país: a polícia que dispõe do maior contingente e que está 24 horas nas ruas (a PM) está proibida de investigar (a tarefa cabe à Polícia Civil). Entretanto, pressionada por todos os lados, ela é instada a “dar resposta”, e a resposta é quase sempre prender (e realizar algumas apreensões). Ora, se a PM é instada a prender mas não pode investigar, só pode prender em flagrante. Quais são os crimes que podem ensejar prisão em flagrante delito? É aí que entra a grande ferramenta: a lei de drogas. A PM joga a rede e recolhe pequenos varejistas das substâncias ilícitas – aqueles que atuam nos territórios vulneráveis, é claro, porque nos condomínios afluentes a polícia só entra com mandado de busca e apreensão, o qual só é expedido mediante justificativa apoiada em investigação. Por isso, aqui e alhures, o subgrupo que mais cresce na população penitenciária é formado por jovens de baixa escolaridade, pobres, na maioria negros, capturados em flagrante, negociando drogas. Acusados de tráfico, cumprem cinco anos de sentença pelo crime hediondo, em regime fechado. Essa barbaridade (injusta, que destrói vidas, criminaliza a pobreza, aprofunda o racismo e contrata violência futura) está em curso, ante a inércia da sociedade, que naturaliza o fenômeno, e graças à cumplicidade do Ministério Público e da Justiça.
Vale sublinhar que segurança pública é matéria multidimensional e requer políticas intersetoriais, e que políticas preventivas são decisivas.
Considerando-se todos os limites, o que fazer?
1) Estabelecer que a prioridade absoluta é a defesa da vida, sobretudo daqueles que têm sido as principais vítimas do verdadeiro genocídio em curso no Rio: os jovens negros e os jovens pobres, moradores dos territórios vulneráveis. Dado que as polícias deveriam prestar importante serviço público, visando à garantia de direitos, elas devem merecer atenção e cuidados, o que se traduziria em mudanças organizacionais, até o limite do que a Constituição autoriza.
2) Se a defesa da vida é a grande prioridade, o controle das armas deve ser uma verdadeira obsessão da política de segurança.
3) É urgente celebrar compromisso com os moradores dos territórios vulneráveis de que o Estado deixará de ser promotor de violência, por meio de suas polícias.
4) Também é urgente celebrar com os policiais o compromisso de promover um salto de qualidade em seu padrão salarial e em suas condições de trabalho, exigindo-se, em contrapartida, fidelidade absoluta aos direitos humanos e às determinações constitucionais, assim como aos protocolos de controle do uso da força, estabelecidos pela ONU. Essa repactuação ajudará a pôr fim à ideologia da guerra, tão difundida nas polícias.
5) É preciso deixar de prender varejistas das substâncias ilícitas e garantir emprego aos egressos. Os recursos economizados com a abdicação dessas prisões financiará as iniciativas positivas.
6) É indispensável descentralizar a PM, modificar o regimento disciplinar (que hoje fere os direitos dos policiais militares), transformar o processo de recrutamento e formação, negociar com vistas ao fim dos batalhões e à criação da entrada única na PM (só na Polícia Civil essa alteração exigiria mudança constitucional). Na Polícia Civil, valorização da central de dados e do potencial do sistema digital das delegacias legais para fortalecer investigações e orientar prevenção. Aproximar as duas polícias, tomando as delegacias legais como núcleos centrais de articulação, em torno das informações, o que requer a valorização do Instituto de Segurança Pública. Ampliação do número das áreas integradas de segurança, de modo a que cada uma seja menor e permita um trabalho mais efetivo de prevenção.
7) Seria necessário valorizar a perícia e integrar sua atuação à das duas polícias. Sabendo-se que pelo menos 55% dos homicídios ocorrem em cerca de 10% das delegacias distritais, e que se concentram em determinados horários, seria possível, com unidades móveis da perícia e o trabalho articulado com as polícias, aumentar as taxas de esclarecimento e prevenir a repetição desses crimes.
8) A separação entre o passado e o futuro tornará viável elevar a taxa de esclarecimento, nas investigações de homicídios. Explico: como há dezenas de milhares de inquéritos abertos, as delegacias não têm meios de enfrentar os desafios do dia a dia, muito menos de prevenir futuros crimes. Portanto, é indispensável designar um percentual de policiais para, com peritos, dedicarem-se a investigar todos os novos crimes letais, a partir do tempo zero.
9) A segurança privada como segundo emprego informal dos policiais é ilegal, mas amplamente tolerada, porque os governos assim terceirizam o aumento salarial, via complementação clandestina. Disso resultam situações bem intencionadas, mas também todo tipo de perversão, cuja culminância são as milícias. Ė preciso investigá-las e libertar as populações locais que estão sob seu domínio. Na outra ponta, cumpre impedir que policiais trabalhem, ou pior, sejam proprietários, via testas de ferro e laranjas, de empresas de segurança privada. Como cabe à Polícia Federal a fiscalização da segurança privada, essas iniciativas teriam de ser articuladas com a instituição.
10) Devem ser definidas linhas de ação especialmente voltadas para investigar e, sobretudo, prevenir o feminicídio. O mesmo, guardadas suas especificidades, deve se aplicar aos crimes homofóbicos e racistas. Esses objetivos e essas linhas de ação, a par de serem evidentemente transversais, devem ocupar lugar central na concepção da política.
11) O Estado tem de garantir acesso e frequência a todos os adolescentes em escolas de tempo integral no segundo grau.
12) A guerra às drogas tem de ser substituída por um grande esforço do governo, em conjunto com a sociedade, para o investimento em iniciativas culturais dos próprios jovens, nas periferias e favelas.
13) Políticas habitacionais e investimento no saneamento consistem em reconhecimento da dignidade das camadas mais pobres da sociedade. São indispensáveis à pactuação de um futuro governo com as comunidades.
14) Devem ser celebradas alianças com prefeituras, sobretudo da região metropolitana, estimulando a formação de consórcios que viabilizem iniciativas intermunicipais, com a participação do Estado.
Esses pontos, embora insuficientes, são importantes e podem ajudar a definir o caminho a seguir rumo à redução de desigualdades, ao enfrentamento do racismo e à ampliação da participação democrática.
*Antropólogo, cientista politico, escritor, ex-secretário nacional de Segurança Pública