quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Prefeitura lança operação para reduzir assaltos em ônibus da capital

Os usuários do transporte público de Belo Horizonte frequentarão o ônibus com duplas ou trios de guardas municipais. Os agentes estarão nos veículos com o objetivo de prevenir e reduzir os assaltos dentro dos coletivos da capital. A iniciativa integra a Operação Viagem Segura, mais um passo da Prefeitura de Belo Horizonte para colocar a Guarda Municipal no policiamento ostensivo, será lançada na próxima segunda-feira (16).
Segundo o comandante-geral da Guarda Municipal, Rodrigo Prates, a operação será contínua e os guardas irão atuar a partir das 19 horas em linhas diversas da cidade. “Será um empenho diário com característica de dinamismo, na qual o guarda municipal será orientado por informações estatísticas  sobre quais áreas atuar”, disse Prates.
Os dados utilizados apontarão as regiões, bairros e linhas que mais sofrem com assaltos nos pontos de ônibus e dentro dos coletivos. Desta forma, os agentes da guarda municipal estarão em ação constante em locais diversos da cidade, de acordo com o índice de criminalidade. “Podemos adiantar que não serão trechos de fiscalização continuamente fixos”, conta Prates. “Vai depender das leituras estatísticas”.
O comandante conta que inicialmente 80 agentes da guarda municipal serão deslocados para a atuação nos coletivos e pontos de ônibus, mas número poderá aumentar caso seja necessária uma maior atuação. Em caso de assaltos, o agente irá tomar as medidas da corporação para combater o crime. “A intenção é estar dentro do coletivo em policiamento junto com a população, para inibir novos assaltos”.

Viaturas da Guarda Municipal também atuarão realizando escoltas em regiões com alta concentração de assaltos. Além disso, o sistema de videomonitoramento do Centro de Operações da Prefeitura de Belo Horizonte (COP-BH) e as câmeras de circuito-fechado de TV serão utilizados para o acompanhamento das ações.
             
A operação Viagem Segura contará com a parceria das polícias Civil e Militar, a BHTrans e o Sindicato de Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (SETRA-BH).

Nenhum comentário:

Postar um comentário